Histórico

Maestro Ullisses Lima está a frente desta instituição há sete décadas. Aos 98 nos é o mais idoso entre os Mestres. Sua história confunde-se a a continuidade da Sociedade Cultural Musical.

Belo Jardim distante 180 km do Recife é conhecida como “Cidade dos Músicos”, é nesse cenário que se encontra uma ilustre figura de nossa cidade “mestre Ulisses de Souza Lima”. Além de ser um símbolo da cidade o mestre foi capaz de criar, no decorrer dos anos um universo complementar onde música, amor ao próximo e alegria de viver se fundem.

Muito cedo, começou na vida deste ilustre homem, uma história de dedicação e comprometimento total com a música. São 97 anos de idade e 74 de ensino musical. Ensinou mais de dois mil músicos, hoje espalhados por todo o país e exterior.

Aos dez anos já despontava para música, quando formou com outros colegas uma banda mirim, com instrumentos rústicos, da qual era ele o regente.

O professor que é Paraibano andou por muitas cidades, logo ficou conhecido do sertão ao agreste, não somente pela sua capacidade musical, mas, sobretudo pela sua disciplina fazendo discípulos e disseminando música por onde andava.

Em 1942 recebeu carta/convite da Sociedade de Cultura Musical de Belo Jardim para assumir a escola de banda de música onde permanece até hoje.

O professor Ullisses de Lima é também compositor e arranjador. São mais de 100 composições entre dobrados, valsas, fantasias, frevos, marchas fúnebres, marchas de procissão, maracatu, música religiosas e hinos. Como se pode ver, um homem nesse processo de construção do conhecimento cientifico não ficou inerte em seu lugar de objeto de estudo, mas se fez muito importante no papel de colaborador e por vezes com uma postura, de alguém que só não transmite, mas que simplesmente compartilha saberes e aprendizados da vida.

FONTE:

http://www.nacaocultural.pe.gov.br/mestre-Ullisses -uma-vida-dedicada-a-musica/
Anúncios